Olá! Esta é a plataforma de cursos online da Safernet Brasil. Confira abaixo os cursos que oferecemos. Para dúvidas ou para disponibilizar os cursos para sua instituição, entre em contato conosco pelo e-mail ead@safernet.org.br.

    Cursos disponíveis

    Cidadão Digital 2024

    Capa do cruso Cidadão Digital 2024

    Neste curso on-line gratuito de 25 horas, vamos compartilhar materiais educativos e orientações para a promoção da cidadania digital, passando por temas como segurança digital, respeito e empatia, bem-estar e saúde emocional e educação midiática.

    Objetivo: Conscientizar adolescentes e jovens para que se percebam como agentes de direitos e possam construir relações mais saudáveis, seguras e éticas na internet.

    Módulos: 1. O que é Cidadania Digital; 2. Segurança, Privacidade e Criptografia; 3. Respeito, Empatia e Relações Seguras na Internet; 4. Bem-estar e Saúde Emocional Online; 5. Educação Midiática e Desinformação.

    Segurança e cidadania digital em sala de aula

    Capa do cruso Segurança e Cidadania Digital em Sala de Aula

    Este curso integra o projeto "Disciplina de Cidadania Digital", uma parceria entre a Safernet Brasil e o Governo do Reino Unido a partir do Programa de Acesso Digital (Digital Access Programme), e possui 40h de duração, com 5 módulos, certificação e modelo autoinstrucional de estudos. Para saber mais sobre o projeto, clique aqui.

    Objetivos: formação para profissionais da educação dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio que querem desenvolver habilidades para mediar ações educativas sobre uso seguro e responsável das tecnologias com estudantes. O curso oferece uma navegação guiada pelo caderno de aulas da Disciplina Cidadania Digital, que propõe atividades educativas com foco em metodologias ativas de ensino. Neste curso, você poderá compreender os conceitos, metodologias, atividades e recursos sugeridos para se trabalhar com estudantes, sempre alinhado à BNCC e outros marcos legais. Ao final da formação, espera-se que o(a) educador(a) esteja preparado(a) para compartilhar o conhecimento de forma transversal com adolescentes.

    Módulos: 1. Bem-estar e saúde emocional online; 2. Segurança e privacidade na internet; 3. Respeito e empatia nas redes; 4. Relações seguras online; 5. Cidadania digital para todos e todas.

    Cidadão Digital 2022

    CIDADÃO DIGITAL

    Este curso integra o programa Cidadão Digital, uma parceria da Safernet Brasil e a Meta (saiba mais aqui), e possui 25h de duração, com 5 módulos, certificação e modelo autoinstrucional de estudos. 

    Objetivo: formação para docentes e jovens que querem utilizar a linguagem da cultura digital para ações práticas sobre uso seguro e responsável das tecnologias, com foco na educação entre pares e sugestões de projetos e conteúdos. 

    Módulos: 1. Introdução à cidadania digital; 2. Segurança, privacidade, criptografia e reputação online; 3. Respeito, empatia e relações seguras online; 4. Bem-estar e saúde emocional na internet; 5. Educação midiática e desinformação nas eleições.

    Educando para boas escolhas on-line 2022

    Módulo 1

    Direitos e deveres
    on-line

    Acesse

    Módulo 2

    Cyberbullying


    Acesse

    Módulo 3

    Sexualidades
    on-line

    Acesse

    Módulo 4

    Segurança digital


    Acesse

    Módulo 5

    Bem-estar e saúde mental na Internet


    Acesse

    Módulo 6

    Desinformação


    Acesse

    Este curso foi criado pela Safernet Brasil com apoio do Google.org (saiba mais aqui) e possui 60h de duração, com 6 módulos, certificação e modelo autoinstrucional de estudos. 

    Objetivo: formação aprofundada para docentes e profissionais do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente em bases legais e conceitos sobre uso seguro, responsável e consciente da Internet. 

    Módulos: 1. Direitos e deveres on-line; 2. Ciberbullying; 3. Sexualidade online; 4. Segurança digital; 5. Bem-estar e saúde mental na internet; 6. Desinformação.

    Curso de Prevenção do Suicídio para o Exército e a Familia Militar

    PREVENÇÃO AO SUICÍDIO-EXÉRCITO

    Este curso foi criado pela Safernet Brasil, com apoio técnico do Instituto Vita Alere e do Facebook Brasil, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Diretoria de Ensino e Pesquisa da Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (DEP/Segen). Ao todo, o curso conta com 4 módulos obrigatórios e 2 módulos complementares, que totalizam 37h. 

    Objetivo: capacitar profissionais de segurança pública que atuam nas áreas operacional, de saúde e de ensino para atuar na área de promoção de saúde mental e de prevenção de suicídio em seu contexto organizacional. Este curso foi desenvolvido a partir das melhores práticas na área e traz informações que podem ser usadas para desenvolver e criar trabalhos e programas, formar multiplicadores, promover a saúde mental, além de ajudar àqueles em sofrimento emocional e pensamento suicida. 

    Módulos: 1. Aumento de consciência; 2. Autocuidado e desenvolvimento de habilidades; 3. Identificação de risco, atuação e encaminhamento; 4. Abordagem técnica, programa A.P.O.I.A.R e posvenção; 5. Iniciativas brasileiras e internacionais; 6. Complementar para profissionais da saúde.